sexta-feira, 20 de julho de 2012



MORREU UM PROVÁVEL CAMPEÃO E EU, TIVE UM ENCONTRO COM DEUS.






ERA UM FUTURO REPRODUTOR DO MEU PLANTEL

As expectativas de um atleta giram em torno da competição, o ator está ansioso pelas cenas, já o músico dedilha emocionadamente a nova música, o noivo e a noiva não vêem a hora de se casarem, os estudantes esperam com o coração na mão, pelo resultado do concurso, e nós criadores de canários de cor, almejamos ter em um CANÁRIO CAMPEÃO, nascido em nosso plantel.

Nunca dei tanta atenção a um pássaro, passei o final de semana cuidando do canarinho desta foto, adquirido recentemente pelas qualidades de cor e beleza, raramente encontrado pelos criadores, imaginei que seria um dos reprodutores do meu plantel. Vários tipos de alimentos foram colocados na gaiola, até alimentação no bico tentei dar, além dos medicamentos que foram utilizados. Todo o esforço que fiz não foi suficiente para recuperá-lo, morreu no final da tarde.
ENCONTRO COM DEUS.
Tem sido assim, desde que comecei a criar os pássaros, não achei lugar melhor para ouvir a voz de DEUS. Tenho procurado nas igrejas, nas reuniões, em encontros de oração, até ao monte tenho ido procurar DEUS. ELE me achou bem alí, num quartinho do fundo da minha casa, onde passo horas cuidando e admirando meus canarinhos.
Pessoas são geradas com o fim de crescer, multiplicar e encher a terra, neste processo, muitas coisas envolve a vida de cada uma. É fato que cada vida humana está inserida num contexto de família, ou pelo menos, a maioria. A escolha do pai e da mãe que vai ter não depende de nenhum filho, nem tampouco a cidade, a cultura ou situação econômica, e tantos outro aspectos da vida de quem está para vir ao mundo. "E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." Gênesis 1:27-28.
E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra." 
Gênesis 9:1
É uma realidade que cada vida é escolhida para nascer, portanto, há proposito na escolha. Interpretar como obra do acaso é uma opção sem sentido para mim, não haveria valor nenhum estar vivo. Assim, como escolhi aquele pássaro, por causa de sua cor, beleza e raridade, também fui escolhido por razões especiais, e não há ser humano que não tenha sido escolhido. Cabe a cada um encontrar o propósito para o qual foi escolhido. Muitos já estão cumprindo esse propósito e nem se deram conta, outros acham que não, e haja buscas sem sentido, possivelmente. Contudo, existe ainda pessoas que são incomodadas desesperadamente por fazer algo, mais não sabem o que é, sentem uma verdadeira agitação no coração.
"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." 
Gênesis 12:1-3 
DEUS escolheu Adão e Eva para iniciar a criação, escolheu Noé para recomeçar, escolheu Abraão para fazer benditas todas as famílias da terra, deu-se a sí mesmo para estabelecer uma aliança eterna e inquebrável com a humanidade, e tem escolhido cada um de nós para participar desta Aliança.
"Devo procurar dentro de mim a beleza que vi no pássaro", não há lugar melhor para procurar os propósitos de DEUS para minha vida. Se porventura os propósitos sumirem, não hei de me preocupar, será como o pássaro, dentro do meu coração nascerá um novo, mais belo e com uma cor muito melhor."
Fim do dia, enterrei meu pássaro com grande expectativa dos filhotes que virão.       

quarta-feira, 11 de julho de 2012

CANÁRIOS DO MEU PRIMEIRO CONCURSO


CONCURSO DE CANÁRIOS 


Em 17 de Junho de 2012 o Clube Ornitológico de Feira de Santana realizou o seu Concurso Anual de Canários de Cor. Foi convidado um Juiz da OBJO - Ordem Brasileira dos Juízes de Ornitologia, como ocorre em todos os Clubes filiados a Federação Ornitológica do Brasil. Foram inscritas 286 aves de  diversas cores. Algumas fotos dos meus canários que participaram. O evento foi prestigiado com a presença de diversos criadores de cidades, como: Salvador, Alagoinhas, Pojuca, Miguel Calmon, além dos visitantes que marcaram presença. Na próxima semana, alguns criadores feirenses estarão indo a cidade de Itatiba no interior de São Paulo, participar do Campeonato Brasileiro e Sulamericano de Canários de Cor e Porte.



Estas são algumas notícias da movimentação do COFS.
Fique atento para saber das novidades.

terça-feira, 10 de julho de 2012



CANÁRIOS COBALTO

Histórico
Em 1994, por ocasião do campeonato da Alemanha, em Ulm, os canários cobre nevados de um quarteto de Karl-Werner Weber, causaram grande surpresa, já que eles tinham a parte de baixo do ventre em volta da cloaca uma coloração cinza bem escuro. Havia apenas três exemplares com esta particularidade e isto foi atribuído a uma manipulação de Karl-Werner. 
De volta à sua casa arrancou algumas penas de coloração diferente e esperou para ver como elas iriam crescer novamente. Na primavera seguinte, Karl-Werner obtém os primeiros filhotes vindos destes machos cobre. Infelizmente, todos tinham a parte de baixo do ventre clara, correspondendo ao cobre clássico normal. No ano seguinte, Karl-Werner me informou que havia cruzado este macho com uma de suas filhas, para fixar assim o peito escuro. Infelizmente, neste ano, este macho não fecundou nenhum ovo. Assim, no período de cobertura, ele decidiu cruzar irmão x irmã com os filhotes obtidos no ano anterior. Foi assim que 
surgiram os primeiros filhotes com a parte de baixo do ventre cinza. Logo pudemos observar que em sua plumagem juvenil estes pássaros tinham no corpo muitas penas pretas.
Após alguns acasalamentos podemos afirmar: esta mutação é devida à hereditariedade recessiva livre.
Texto: Fritz Heiler
Revista Brasil Ornitológico nº 49

 Identificando-se com uma paixão.

As heranças materiais são facilmente identificadas, justamente porque os bens estão ao alcance dos nossos olhos, e ao dispor de nossas mãos. Não é algo natural apaixonar-se pelos bens, mas sim usufruir dos seus benefícios. Há muitas famílias que experimentam o descaso dos herdeiros em relação a herança, e isso causa muito descontentamento, principalmente por se achar que os herdeiros não valorizam o esforço de seus antepassados.
Quando a herança é de caráter espiritual, muitos até se vão sem fazer uso dela, provavelmente por não ter conseguido identificá-la. Mas, aqueles que conseguem identifica-la e tomar posse, se torna uma verdadeira paixão, algo que não se quer abrir mão. Assim, é a história da maioria dos criadores de canários belga e a minha história não é diferente.
Por um bom tempo acompanhei a vida de meu pai, com as gaiolinhas de canários belga. Era interessante como ele separava os filhotes, observando a composição de cores que teria, e indicando a quem iria dar de presente. Quando o Senhor Deus recolheu o meu pai, passei um tempo com um de seus canarinhos, mais tive que devolvê-lo a minha mãe. A essa altura, eu já andava pelas feirinhas a procura de belos canários para criar, sem entender o que me conduzia por esse desejo. Acabei me associando ao Clube Ornitológico de Feira de Santana, e com as novas amizades, adquiridas no clube, tenho aprendido como desenvolver essa paixão. Estabelecer objetivos de criação, conhecer novos criadores, contribuir para a preservação das aves, desenvolver o melhoramento genético através do acasalamento. A leitura é indispensável nesse processo e para saber como proceder nas diversas situações de manejo do criadouro.
Criar ambiente favorável à participação da família, através dos concursos de canário, viagens e reuniões sociais é outro grande atrativo, pois a família sendo um projeto de Deus, mais do que uma paixão, é a razão da minha existência.
Apreciar a beleza enquanto ouço o canto suave de um canário gera satisfação inexplicável. Poder compartilhar o momento com outras pessoas, aumenta ainda mais o contentamento.
Enfim, estou perfeitamente identificado como uma das paixões de minha caminhada terrena.